terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Formas de onda dos nobreaks - Vlog de tecnologia - 02/02/2016

Este vídeo descreve melhor como é a forma de onda dos nobreaks.

Observação: nobreaks acima de 2 KVA sempre será de onda senoidal pura.

Qual é a diferença de um nobreak de onda senoidal pura e um semi-senoidal? basicamente, a diferença é que o semi-senoidal conforme imagem do osciloscópio, quando entra em modo rede, ele repassa a mesma forma de onda que é recebida por ele pela tomada. quando falta energia, no entanto, a forma de onda é dente de serra ou quadrada.

Quando a energia volta, volta a ser senoidal repassando o que é recebido da rede elétrica normal. em fontes de alimentação com PFC Ativo, essa forma de onda do nobreak não vai funcionar bem, fazendo com que a fonte desligue ao entrar a onda quadrada em alguns casos.

Nobreak de onda senoidal pura, a fonte de alimentação do PC não sente que o inversor trocou da rede para a bateria, pois em um nobreak de onda senoidal pura a onda é mais pura que a da rede elétrica convencional.

Notas: nobreaks de onda quadrada vem também com os seguintes nomes: semi-senoidal, senoidal aproximada, senoidal modificada, onda modificada, line interactive (junto com as especificações citadas) estes nomes representam a mesma coisa ou seja, um nobreak que, quando está na tomada é senoidal mas quando falta energia é onda quadrada.

Não sub dimensionar os nobreaks, por exemplo, 1 KVA é 980 W, temos também que deixar uma margem de segurança que é de 280 W para que a proteção do nobreak não atue por sobrecarga e para que ele não queime. então, se tem uma fonte de 700 W então compre um nobreak de 1,4 KVA (700 + 280 de margem de segurança = 1,4 KVA)

Para modelos senoidais puro tem dois tipos: offline (linha interativa - simples conversão) e online (dupla conversão) o de simples conversão serve para PCs e servidores de pequeno e médio porte, o de dupla conversão (mais caro) serve para servidores de grande porte e equipamentos sensíveis.

Não usar motores em nobreaks de simples conversão!

Boas configurações e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário